Perguntas Frequentes

Prevenção à fraude

O que é Engenharia Social?

A Engenharia Social acontece quando o fraudador aborda o cliente se passando por funcionário de alguma empresa ou até mesmo de algum Banco e com alguns questionamentos consegue informações pessoais e muitas vezes confidenciais sobre senhas e acessos. Essas informações podem ser solicitadas por e - mail, telefone, sms, whatsapp, sites na internet ou qualquer outro meio de comunicação. Como se previnir? Desconfie de qualquer pessoa que solicitar suas informações bancarias ou dados pessoais, essas informaçoes são pessoais e intransferiveis, portanto nao devem ser passadas para terceiros, não responda questionamentos onde as respostas podem ser SIM, CONCORDO, ACEITO. Em caso de dúvidas, entre em contato de um telefone fixo na central de atendimento da empresa que supostamente lhe acionou e confirme o contato. A Concretização da Enganharia Social só acontece com informações passadas pelo proprio cliente, portanto não compartilhe, isso evitará possiveis futuros prejuizos financeiros.

Orientações sobre anti vírus

Tenha um antivírus instalado em seu computador e celular, para que ameaças como malware(um robô criado com intenções maliciosas) possam ser identificadas e deletadas do seu dispositivo.

O que é Phishing?

Phishing é um termo em inglês para classificar uma forma de fraude, onde o fraudador tenta enganar a vítima para roubar suas credenciais de acesso a algum sistema ou site. Geralmente esse golpe está associado a uma comunicação falsa, seja por e - mail ou SMS, levando a vítima a acessar sites falsos, semelhantes aos originais e criados com o propósito de roubar seus dados.Fique atento a comunicações recebidas via e - mail ou SMS.

Orientações referente a senha

Nunca compartilhe suas senhas de acesso com terceiros, a APAG não solicita senha ou token por e - mail, SMS, rede social ou ligação, não anote nem salve as suas senhas em locais de fácil acesso, e use senhas diferentes para o acesso ao APP ou Portal e para as transações pessoais. É Importante também sempre observar aos arredores quando for inserir sua senha para acessar os serviços online, verificando se não há alguém lendo o que você digita.

Como evitar um Chargeback?

- Siga as orientações de prevenção e segurança;
- Mantenha seu estoque em dia e cumpra os prazos de entrega;
- Realize vistorias para certificar que os produtos estejam de acordo com o esperado.
- Mantenha fluxo de conferência para que o cliente receba exatamente o que pediu.

Quais as principais razões do Chargeback?

As principais razões são:

- O Portador não fez ou não autorizou a transação, a transação foi processada sem a autorização do portador.
- Mercadoria ou serviço não recebido, o prazo de entrega da mercadoria ou do serviço não foi cumprido.
- Mercadoria com defeito, a mercadoria foi recebida com algum defeito que impede o seu uso.
- Mercadoria ou serviço diferente do descrito, o portador do cartão recebeu um produto ou serviço diferente do contratado.
- Duplicidade na transação, a venda foi realizada duas vezes para um único serviço / produto.

O que é Chargeback?

Chargeback é a contestação(questionamento) da venda efetuada pelo portador do cartão diretamente com o emissor do seu cartão, seja ela na modalidade crédito ou débito. As regras que irão validar se a contestação corresponde ou não a um chargeback são determinadas pelas bandeiras (Visa, Elo, Mastercard...entre outras), que deverão ser seguidas pelos emissores de cartão e adquirentes(empresas de meio de pagamento).

Orientações de prevenção e segurança

Fique atento a atitudes suspeitas, como:

- Quando o cliente fornece diversos cartões para efetuar a compra;
- Quando o cliente não escolhe o produto e procura os itens mais caros da loja e de fácil revenda;
- Quando o cliente quer grande quantidade de um mesmo produto;
- Quando o cliente tem os dados do cartão anotado em papel ao invés do cartão físico em mãos;
- Quando o cliente demonstra pressa para sair do estabelecimento.

Como se comporta um possível fraudador?

Ele observa previamente o estabelecimento que ele irá agir.

É falante e persuasivo, e normalmente quer desviar a atenção para ele enquanto estiver passando o cartão ou manuseando o terminal / maquininha.

O Fraudador pode ser simpático, ficar nervoso e agitado quando está comprando.

O fraudador prefere horários de final de turno e horários de picos, ou seja, quando o estabelecimento está cheio e a atenção está dividida entre outras pessoas.

O fraudador sempre estará observando atentamente o ambiente para safar-se com rapidez caso ocorra algum contratempo.

O fraudador poderá se ausentar da loja no momento da autorização.

O que é Fraude?

Fraude é toda operação realizada com cartão, que o portador não reconheça ou não tenha autorizado a transação, seja na modalidade de crédito ou débito.